segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Resumo 5ª aula: Palestra - Dr. Giancarlo Guizzard

Resumo 5 – Palestra – 12/09/07

Modelos de Processos e Modelos Conceituais de Referência como Ferramentas para melhoria Organizacional e de Sistemas Automatizados de Apoio.

Dr. Giancarlo Guizzard

Nessa palestra falou-se em primeira instância sobre a “História da Origem do Computador”. Foi feito um histórico de sua evolução desde a década de 50 até dos dias atuais.

Os principais desafios: Interoperabilidade, desenvolvimento de novas funcionalidades de forma ágil e com reutilização, aderência aos objetivos do negócio.

Benefícios: Atendimento, documentação e padronização dos conceitos de um determinado domínio, reutilização do conhecimento, gestão do conhecimento e busca inteligente, interoperabilidade de dados.

Nos anos 80 surgiu, então, a Modelagem e reengenharia de processos, com os seguintes objetivos:

Entendimento e documentação dos processos, melhoria dos processos através de técnicas de simulação, derivação de requisitos de aplicações computacionais, derivação dos critérios de decisão para compra de soluções disponíveis no mercado existente, extração de conhecimento do modelo conceitual de referencial e suporte a integração de aplicações.

Um ponto forte da palestra foi a importância de se ter os processos bem definidos e documentados, que é o que muitas empresas estão tentando fazer mais não sabem, ou não tem competências gerenciais para fazê-lo. E na área de software a importância de se ter um produto documentado, de acordo com os padrões de modelagem de dados.

O mapeamento dos processos é o passo inicial para atender melhores as organizações e buscar a melhoria contínua de suas atividades empresariais.

A Palestra teve como foco principal, explicar de forma clara e objetiva, a importância do mapeamento de todos os processos existentes nas organizações de forma a otimizar suas atividades.

Nenhum comentário: