Resumo 4 – 4ª aula – 11/09/07
A empresa só terá resultados positivos e reais com os sistemas de informação, se esse melhorar o processo de negócios da mesma, ampliando sua capacidade no quesito tomada de decisões de qualidade.
Os sistemas de decisão podem contribuir para a qualidade das decisões tomadas, visto que essas cada vez mais estão sendo feitas nos níveis mais baixos da hierarquia.
Os principais tipos de Apoio à Decisão são:
Waherouse – É um sistema baseado em dados que armazena dados atuais e históricos de interesse potencial de Gerentes da organização.
Sistemas baseados em conhecimento – São sistemas baseados em técnicas de raciocínio para dar apoio à tomada de decisão. É dividido em dois: Sistemas baseados em regras e Sistemas Especialistas e Sistemas Multiagentes.
Sistemas Empresariais – São aqueles que se preocupam em melhorar a eficiência dos processos da Organização. Disponibilizam a informação nos diversos pontos da empresa onde ela é necessária. São eles:
- Enterprise Resource Planning (ERP): São sistemas genéricos capazes de integrar todas as informações que fluem pela empresa por intermédio de uma base de dados única. Seu objetivo central é integrar os processos de negócios chaves da empresa, tais como: Vendas, produção, finanças e recursos humanos.
- CRM – Gerência de relacionamento com o cliente: Reúne uma série de estratégias para atrair e manter os clientes, fornecendo aos mesmos serviços personalizados e sob demanda. Pode ser operacional e analítico.
Nessa aula também se falou sobre Gestão do Conhecimento e ainda, estudamos alguns estudos de caso, dois quais fiz parte do Grupo que estudou o estudo de caso nº 02 (Sistemas baseados em regras).
Em síntese, ele fala de um sistema que ao ser instalado tem definido um conjunto de regras, as quais funcionam como um filtro para fornecer uma análise que dará resultado quanto à tomada de decisão.
Um dos exemplos usados foi o da corporação financeira Coountrywide que utiliza o mesmo para fazer uma análise financeira de seus clientes e definir dentro do perfil de cada um qual o limite de crédito para cada um. Nessa empresa o sistema conta com 400 regras para as análises e os casos que não se enquadram nas regras são analisados como exceção, ou seja, todos os casos recusados pelo sistema são analisados por um analista.
Esse sistema agilizou muito o processo da empresa. Um analista que antes analisava de 06 a 07 pedidos por dia, agora chega a 16 pedidos por dia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário