segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Resumo 3ª Aula: Organização da Informação

Resumo 3 – 3ª aula – 29/08/07

Como citado na aula de 28/08/07, dado, informação e conhecimento têm valor econômico real para indivíduos, empresas e organizações em geral. Porém, é necessário que essas informações relevantes e corretas sejam acessadas no momento certo.

As tecnologias utilizadas para organizar a informação são:

Sistemas tradicionais de arquivo: Nesse sistema o registro de dados era feito em muitos arquivos diferentes e vários programas eram escritos para recuperar e armazenar novas informações, o que lhe tornava difícil e gerava desgaste e altos custos para a organização.
Principais problemas apresentados: Isolamento de dados e redundância de dados; dificuldade de acesso aos dados; problemas de atomicidade; problemas de concorrência e problemas de segurança.

Sistemas de Gerência de Banco de Dados (SGBD): É uma coleção de programas que permite a criação e a Gerência de Banco de dados.
Mais especificamente, um SGBD permite a definição, a construção e a manipulação de banco de dados. Esses processos podem ser definidos da seguinte forma:

- Definição, Construção e Manipulação.

Componentes básicos do SGBD: Linguagem de definição de dados, linguagem de manipulação de dados e um dicionário de dados.

Serviços realizados pelo SGBD: Controle de redundância; Compartilhamento de dados e Controle de concorrência; Restrições de acesso multi-usuário; Controle de Transações; Beckup e Restauração; Segurança; Restrições de Integridade.

Sistemas de recuperação de informação

Dedicam-se à representação, ao armazenamento, à organização e ao acesso a itens de informação desestruturada.

Além de sistemas de recuperação de informação, existem ainda sistemas de filtro, os dois objetivam atender às necessidades de informação dos usuários.

O programa de recuperação caracteriza-se por receber uma requisição do usuário e retornar o material disponível. O filtro recebe o material e distribui pelos usuários, de acordo com o interesse de cada um.

Nenhum comentário: