Resumo 2 – 2ª aula – 28/08/07
A evolução tecnológica nas últimas décadas transformou a execução do trabalho. A informação tornou-se o ponto principal dos recursos estratégicos das Organizações.
“A importância da informação para as organizações é universalmente aceita, constituindo, se não o mais importante, pelo menos um dos recursos cuja gestão e aproveitamento estão diretamente relacionados com o sucesso desejado. (...) Portanto, a gestão efetiva de uma organização requer a percepção objetiva e precisa dos valores da informação e do sistema de informação”.(MORESI 2000, Grifo nosso).
Os principais impactos do uso da informação são:
Fornecer apoio à decisão – Gerência;
Realizar atividades com menor custo, menos recursos, menor tempo e com melhor resultado;
Aprimorar produtos e serviços.
A informação possui 03 níveis hierárquicos:
1º - Dado (Interpretação)
2º - Informação (Elaboração / Avaliação/ Contextualização)
3º - Conhecimento (Aprendizado)
As informações são diferenciadas quanto à tomada de decisão, a diferenciação é dada em Gerenciais e Operacionais.
Níveis de informação e de decisão Empresarial
Estratégico
Tático ou Gerencial
Operacional
Nível Estratégico: As decisões dão-se do alto escalão da empresa e geram atos cujo efeito é duradouro e mais difícil de inverter. No nível operacional está o corpo técnico da empresa.
Nível Tático ou Gerencial: As decisões dão-se nos escalões intermediários e geram atos de efeito a prazo mais curto, porém, de menos impacto no funcionamento estratégico da empresa.
Nível Operacional: As decisões operacionais são ligadas ao controle e às atividades operacionais da empresa. Essas decisões, tomadas no chamado planejamento operacional visam alcançar os padrões de funcionamento preestabelecidos.
Concluindo, o domínio da informação tornou-se um diferencial para as Organizações.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário