segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Resumo 1ª Aula: Introdução a Sistemas de Informação

Resumo 1 – 1ª aula – 27/08/07
Introdução a Ssistemas de informação

Tudo o que produz ou manipula informação, pode ser considerado um sistema de informação. O sistema de informação pode ser considerado como um conjunto de dados (letras ou números) tratados e com valores de significado para atender as necessidades propostas. Cada dia mais, os acessos às informações tornam-se mais acessíveis e a necessidade dos serem em buscá-los também se tornou um fato primordial, pois a informação já faz parte de nossas vidas. Internet, Jornais, Televisão, Revistas, etc. São os instrumentos de informações mais utilizados em geral. Os Sistemas de Informação tornaram-se emergentes e devemos procurar acompanhá-los, para não ficarmos parados no tempo.
As informações tornam-se cada vez mais necessárias para a sobrevivência das Organizações. As Organizações por sua vez, devem investir nos sistemas de informação, pois as que não investem tendem ao fracasso. O bom resultado de qualquer Organização está diretamente ligado às informações. Quando todos os processos de uma empresa estão ligados aos sistemas de informação, eles fluem mais rápidos, pois todos podem ter acesso aos mesmos dados e ao mesmo tempo.

Os Sistemas de Informação são ligados diretamente a Tecnologia da informação e podem solucionar os diversos problemas das Organizações. Ajudam principalmente no processo de tomada de decisões. Porém, para que os Sistemas de Informação possam ter resultados positivos é necessário que sejam confiáveis e para isso devem ser escolhidos de forma correta para que atenda as necessidades da organização e ainda, a Organização deve investir constantemente em treinamentos aos usuários.

Conclui-se então, que os Sistemas de Informação associados às Tecnologias de Informação são de vital importância para todas as Organizações e também para a vida dos seres humanos, sejam em qualquer que forem as situações. Quem está inserido nesse contexto, torna-se mais competitivo e ágil no que tange a concorrência do mercado.

Nenhum comentário: